segunda-feira, 27 de abril de 2009

RESPOSTA À SRA DILMA

Nossa cara Dilma,
Obriganda por consultar-me em sua entrevista coletiva. Espero que minhas palavras te sirvam para alguma coisa.

Quando a senhora diz que tem uma doença que acomete milhares de pessoas, sem distinção de raça ou poder monetário, está certa, principalmente porque não adianta nada perguntar "porque eu?" ou revoltar-se contra a vida.
Mas não entendi, quando em toda a entrevista coletiva, jamais foi falada a palavra câncer, a não ser por alguns insistentes jornalistas. Mas a resposta era certa: nódulo, tumor, caroço, linfoma. Quando perguntada se tinha câncer, a sra respondeu com firmeza: linfoma.

Talvez a sra não tenha se dado conta que as milhares de pessoas que passam por isso, tem ou tiveram Câncer. A palavra Câncer não mata ninguém, já o preconceito à palavra podem fazer um bom estrago em sua cabeça, não permitindo enfrentar a doença como tal. Meu conselho: assuma o Câncer. Fica mais fácil e mais simpático aos seus semelhantes.

Aliás, simpatia não faltou à sua entrevista. Também fiquei muito tocada quando a sra afirma que não mudará seu ritmo de vida política, que mesmo em tratamento (tão assustador) continuará a mesma pessoa, seguindo suas atividades. Vai aqui o que te desejo:
Deixe sua armadura cair, sua rigidez amolecer, as lágrimas rolarem. O câncer vem para modificar comportamentos inadequados que escolhemos para nós mesmos. Pra que ser tão forte? Os fortes não tem períodos de fraqueza? Sei que não foi fácil chegar ao posto que a sra chegou, enfrentando os machos, sendo ridicularizada por ser mulher, matando um leão por dia.

Me lembro que quando fui enfrentar meu primeiro emprego oficial, criei algumas normas de comportamento para mim:
- Jamais chorar no trabalho.
- Jamais adoecer ou ter cólicas menstruais ou mesmo menstruar.
- Rir muito das piadas contadas pelos homens.
- Agir como se não fosse mulher.
Eu, e muitas mulheres vimos que no trabalho, tinhamos que ser "homens".

Hoje, penso muito diferente e humildemente te aconselho: seja mulher.
Mulher é inteligente, tem competência, tem importância, é séria no trabalho, mas também sofre de amor, chora, menstrua, pári, se emociona. Certamente não somos iguais aos homens. Graças a Deus! Tampouco os homens nos querem iguais à eles.
Não precisamos provar mais nada, já mostramos a que viemos.

Por 4 meses, permita-se descansar, ficar à toa, chorar se tiver vontade. Depois tudo volta ao normal. Que são 4 meses numa vida? Mas nesse tempo de tratamento, permita-se. Se deixe ser acarinhada, peça colo, seja qualquer coisa, menos dura consigo mesma. Essa é a "beleza" do câncer: nos transformar. Nos ajudar a encontrar a pessoa que realmente somos, realizar desejos antigos. Principalmente escolher como queremos viver daí em diante, é a segunda chance. Poucas pessoas tem uma segunda chance na vida, aproveite a sua!
Tudo passa, tudo sempre passará como dizia Lulu Santos.

Trate-se, cure-se e volte mais fortalecida como pessoa, mais amável consigo mesma.
Saúde e vida longa, ministra!

5 comentários:

  1. guigui farias27/4/09 16:04

    bons conselhos... que ela siga à risca

    ResponderExcluir
  2. Nunca entendi pq o medo de certas pessoas da palavra cancer,é um problema sério mas que bom que a ministra pode fazer de rotina um exame sofisticado,isso não é para qq um ,nem quem tem convenio faz uma tomografia ou ressonancia sem queixas,ela teve sorte de descobrir o problema quando não tinha sinais nem sintomas.
    Deus queira que ela continue tendo sorte na vida,que abrande aquele olhar que sempre me impressionou pela dureza.Parabens Maria Amora por já ter entendido que o que importa nessa vida é ser feliz e mais nada

    ResponderExcluir
  3. podem ter certeza que ela não usou a palavra cancer já pensando na eleição, como essa palavra é muito forte ela usou os sinonimos mais leves e tambem que dificultam o entendimento do povão

    ResponderExcluir
  4. Barack, já vi muita gente que não diz o nome da "doença".
    Concordo com vc que tudo gira em torno da política. Quando a gente sabe que os exames preventivos não chegam ao povão...
    Quando a gente sabe que cura de alguns canceres depende da detecção precose, exames...
    Aff

    ResponderExcluir
  5. Que Deus a proteja e que ela tenha a cura mas o marketing politico em cima disso é muito triste.....

    ResponderExcluir