sábado, 1 de agosto de 2009

Fenômenos da Natureza -Parte ll


As pedras que se movem










Até hoje ninguém conseguiu explicar por que, misteriosamente, pedras de centenas de quilos deslocam-se do seu ponto de origem pelo deserto de Death Valley. Alguns pesquisadores atribuem tal fenômeno aos fortes ventos e superfície gelada, mas esta teoria não explica, no entanto, por que as pedras se movem lado a lado, em ritmo e direções diferentes. Além disso, cálculos físicos não apóiam plenamente esta teoria.

Colunas de Basalto





Este fenômeno ocorre com o esfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica com notável regularidade. Um dos famosos exemplos é o Giant´s Causeway, na costa da Irlanda (fotos), embora a maior e mais conhecida seja Devil´s Tower em Wyoming.

Bucaros azuis




Os buracos azuis são gigantes elevações subaquáticas, que levam este nome pela tonalidade de azul que apresentam quando vistos do alto. Normalmente possuem centenas de metros de profundidade e tem ambiente desfavorável para a vida marinha, já que a circulação de água é ruim. Curiosamente, em alguns buracos foram encontrados restos fósseis preservados em suas profundezas.

Maré vermelha





As Marés Vermelhas são formadas pelo súbito aumento do fluxo de algas de cor única, que podem converter uma parte da água em uma cor vermelha sangue. Embora fenômenos desta natureza sejam relativamente inofensivos, alguns podem ser mortais, causando a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos. Em alguns casos, até mesmo os seres humanos podem ser afetados, embora a exposição humana não seja conhecida por ser fatal.

3 comentários:

  1. Guigui, assim como eu disse na 1ª parte,acho que essas estranhas mas MARAVILHOSAS paisagens me causariam um certo medo (não sei de que), se eu as estivesse vendo ao vivo .

    ResponderExcluir
  2. Verdade Bíi, são mesmo paisagens MARAVILHOSAS, mas, tem umas q causam um certo medo...

    ResponderExcluir
  3. Assustadoras ao vivo pela grandeza,pela beleza intensa e por serem fenomenos raros pouco divulgados é como se fosse extra-terrestre

    ResponderExcluir