sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Efeito protetor do alcool em idosos


Uma dose ou duas de bebidas alcoólicas por dia pode ajudar os idosos a ficarem com a mente mais afiada, de acordo com os pesquisadores da Universidade de São Paulo, a moderação é o segredo para aproveitar os efeitos benéficos do álcool.

Avaliando cerca de mil pessoas com mais de 60 anos, os pesquisadores observaram que aqueles que bebiam em excesso apresentavam maiores taxas de declínio mental e demência do que aqueles que não consumiam álcool. Porém a ingestão moderada de bebidas alcoólicas – segundo a OMS, o equivalente a duas latinhas de cerveja diárias para o homem e uma para a mulher – pareceu ter efeito protetor contra esses problemas.

Apesar dos resultados indicarem benefícios do consumo moderado de bebidas para o cérebro, os especialistas acreditam que o álcool ainda não pode ser recomendado como medida preventiva do declínio mental. “Há evidência de que álcool, especialmente vinho tinto, em moderação pode reduzir o risco de doença cardiovascular, demência e até de morte, mas esses potenciais benefícios devem ser considerados com os riscos. A incidência de apenas uma bebedeira pode alterar a vida de um idoso se levar a uma queda”, concluiu o especialista Dan Blazer, da Universidade de Duke, nos EUA

5 comentários:

  1. Oba hoje é sexta feira dia! vamos prevenir desde já enfarte,demencia etc

    ResponderExcluir
  2. O vinho é meu !!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bebo até passar mal ... se fosse prá passar bem, eu bebia remédio!!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkvou lembrar de vc na hora de beber InSaNo

    ResponderExcluir