quarta-feira, 21 de abril de 2010

Se limpando com a bandeira


A ministra francesa da Justiça pediu que uma conhecida loja de discos e livros seja processada pela exibição de uma foto premiada, em que um homem se limpa com um papel higiênico com as cores da bandeira da França.

A fotografia fazia parte dos trabalhos premiados de um concurso organizado pela FNAC em Nice (sul de França) na categoria "politicamente incorreto".

Mas o procurador da República em Nice, Eric de Montgolfier, encarregado de apresentar a ação correspondente, indicou que já tinha sido consultado em março e que essa fotografia não representa um delito.

Metro
No dia 19 de março a foto em questão foi publicada pelo jornal gratuito Metro. Devido ao impacto da imagem, o diretor de redação desse diário, Frederic Vezard, considerou que "a questão é saber qual é o limite da arte, da provocação, da liberdade de expressão".

A FNAC se defendeu assegurando: "quando vimos que a imagem era chocante, a retiramos da lista de premiados, com a autorização do fotógrafo, e não a exibimos mais", indicou um porta-voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário