sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Haiti é aqui há pelo menos cinco ano




Na edição do Jornal do Brasil de 27 de novembro de 2005, escrevi um artigo defendendo a intervenção das Forças Armadas em zonas de exclusão, quase todas localizadas nos morros do Rio e em regiões de fronteira. Amputadas do mapa real do Brasil, colocam em risco a segurança nacional — e a Constituição autoriza a mobilização de tropas regulares para sufocar essa espécie de ameaça. Trecho:

As Forças Armadas são historicamente avessas à mobilização de tropas para garantir a segurança das metrópoles. Milhões de cariocas imploram por batalhões treinados para neutralizar as guerras do narcotráfico nos morros. Mas missão em favelas não é coisa para o Exército, avisam generais. No Brasil, deveriam ressalvar.

Longe daqui é, atestam as tropas deslocadas para o Haiti pela megalomania do Itamaraty de Lula. Naquele atoleiro, lutam diariamente em favelas conflagradas. No comando da força de paz da ONU, o Brasil é injustamente responsabilizado por atrocidades alheias. O Haiti é aqui. Mas o governo da potência de araque achou que nos faltava um Iraque no Caribe.

Passados exatamente cinco anos, o texto dispensa atualizações. Acrescento só uma pergunta: por que os pais-da-pátria esperaram tanto?

Com Blog Augusto Nunes - Veja Online

2 comentários:

  1. Tem coisas q não entendo.Porque a gente tem que sustentar por anos bandidos que comandam exercitos de cadeias,se bandido adora tocar fogo em colchões,carro,gente não era fácil deixar queimar umas celas?
    Porque se tinhamos helicopteros não se atirou naquela corja que fugia?
    Porque se temos um exércitos com forças de paz la fora esqueçeram a guerra aqui?Compraram tanques pra ir pro Haiti?
    Estou com Fleury e Maluf bandido bom é bandido morto

    ResponderExcluir
  2. Falta de vontade política, Ana. Não dá para entender mesmo...
    Acho que não fosse a presença do Globocop teriam lançado fogo mas as imagens não seriam politicamente corretas, mundo afora. Hoje houve sangue e o Globocop foi proibido.

    Pior é que esses verdadeiros heróis que tem sido os policiais, ganham uma miséria para arriscas suas vidas, lhes falta dignidade.
    É um país estranho, que faz escolas na Índia, manda exército para o Haiti, mas abandonam seu o povo à própria sorte.
    Para cada bandido que fugiu, tem pelo menos 2 soltos querendo o lugar deles.

    E a droga e as armas por onde entram?
    Fácil é por a culpa no usuário e assim nada se resolver.

    ResponderExcluir